dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    



                                    
Em meio  a toda preocupação dos produtores, e mesmo da saúde pública, sobre o menor consumo de feijão, o cenário catastrófico que já vinha sendo previstos pelos melhores profissionais da área está se confirmando. Seca no nordeste e no interior de São Paulo e chuva no sertão da Bahia, somados a produtores que foram desestimulados pelo governo no início do ano, resultam em uma campanha forte contra o precioso alimento.
 
O preço alto afugentará ainda mais o consumidor  quando  novamente ultrapassar os R$6 por quilo. Dependendo de quanto tempo leve este fenômeno de alta extrema, alguns consumidores que se alimentam diariamente de feijão, o farão com menos frequência e, quando houver novamente oferta, o consumirão menos vezes por semana. Os técnicos dão de ombros e apontam para o céu – a culpa é do clima. Mas sabem que são responsáveis (em boa parte por omissão) por serem lentos em tomar decisões importantes e estratégicas. Há quatro anos, na Câmara Setorial, o Ibrafe tem insistido que precisamos ter feijões diferentes, que o brasileiro aprecie e que tenha produção e consumo em  outros países. Assim quando sobrar aqui o produtor não fica com um “mico” chamado feijão carioca na mão e o governo não precisa carregar um produto que deixa de ser atraente, tanto quanto uma alface - que perde atrativos em poucos dias.
 
 Os estudiosos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) ouviram e estão buscando soluções, adaptando variedades ao clima brasileiro. Mas aqueles que precisam bater o martelo e dizer: “isto passa a ser política de Estado”, postergam.  Aguardam que algo mais evidente ocorra e os convença.  Que legado deixarão? O de bons diagnosticadores? Talvez nem isto.
 
A mais óbvia das solicitações, como utilizar leilão de prêmio dando oportunidade a quem tem interesse de buscar abrigar-se sob a proteção de um preço mínimo, é aplaudida nas reuniões, porém, não é levada implementada na  prática. A vida dos brasileiros está em jogo. 
 
Não se trata somente de retórica do  “mercado”, se trata, também, de obesos, hipertensos e cardiopatas pendurados na saúde pública deixando de produzir e morrendo cedo. Ficamos preocupados com tragédias repentinas na mídia e nos calamos diante da tragédia silenciosa e não menos rápida que ceifa vidas mesmo com o campo produzindo pratos baratos e tradicionais como feijão, arroz, carne e salada. Simples como tudo que é verdadeiro.  Durante o II Fórum Brasileiro de Comercialização do feijão nos, dias 26 e 27 de Novembro, em Castro, mais uma vez o Ibrafe buscará colocar em torno de uma mesa vários atores que podem mudar este quadro.
 
 Se o orçamento do Ministério da Saúde para campanhas de mídia  de todas as doenças é menor do que a Ambev para a cerveja, menos dinheiro nas meias e cuecas e mais Policia Federal podem ajudar. Se, realmente, os Ministérios da Agricultura, Combate à Fome, Saúde e Desenvolvimento Agrário quiserem, podem  mudar esta situação. Se não, peçam  socorro a iniciativa privada, mas que se faça alguma coisa. É necessário partir para a ação.
 
Com o nível educacional medíocre que os governos propositalmente mantêm nos currais de eleitores a consciência do que é realmente  bom para saúde  terá que ser apresentada em forma de bê-á-bá – tipo caldinho de feijão na boca do cidadão – para que entendam  que fast-food que dá brinquedinho, mata.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Francisco Cunha
06/10/2010 - 10:31
Extremamente pertinente e atual o posicionamento do Marcelo nesta questÒo. O FeijÒo Ú um dos principais alimentos na composiþÒo das necessidades dißrias da dieta da maioria dos brasileiros (outro seria Carne, que por sua vez tambÚm se tornarß artigo de luxo...) e o seu consumo estß se reduzindo por diversas causas (alimentaþÒo fora de casa, menos pessoas cozinhando ou procurando alternativas mais rßpidas e fßceis de alimentaþÒo) mas o preþo serß um impedimento para o consumo.
AlimentaþÒo tem que ser uma polÝtica estratÚgica de governo e pelo visto, como citado, s¾ entendem de dinheiro em meias e cuecas. Parece que Ú mais fßcil fazerem um projeto para que as cuecas tenham bolsos que uma polÝtica de seguranþa para a produþÒo de alimentos. A esperanþa vem sempre com as expectativas de mudanþa e espero que estas ocorram.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Agronegócio do Feijão - Artigos já Publicados

Feijão nos Estados Unidos: lições e reflexões
04/10/2013

Feijão: segundo semestre
17/08/2011

Feijão: por que os preços oscilam?
22/07/2011

Buscando maior consumo, IBRAFE monitora qualidade do feijão no Paraná
24/06/2011

Por que importar feijão preto?
23/05/2011

PEP e o Chinês
06/04/2011

AGF chega tarde
11/03/2011

Feijão: 2011 & La Niña
26/01/2011

De vilão da inflação a vilão do produtor
17/12/2010

Como encontrar o equilíbrio do mercado?
09/11/2010

O magnífico apelo do feijão
03/09/2010

Como diminuir o sobe e desce dos preços do feijão
23/08/2010

Feijão Paulistinha, uma boa saída para o mercado  
11/08/2010

Preços mínimos
08/06/2010

Informação correta é chave para estabilizar o mercado
10/05/2010

A solução para o mercado é a atenção do governo
12/04/2010

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada